22 abril 2013

Musculação

Gente, primeiro quero dizer que não sou a dona da verdade. Tudo que coloco no meu blog ou comento por aí são coisas que já li ou algum profissional me disse. Claro, que às vezes tem gente que passa informação errada. Nem tudo que tem por aí pela internet está certo. Até mesmo alguns livros falam absurdos. Então, paciência, né?! E hoje queria falar um pouco sobre musculação...

Muita gente acha que musculação não emagrece. Já vi muuuiiita gente falando por aí isso. Inclusive em uma das academias que já malhei no passado uma instrutora falou isso! Ela estava muito errada e não soube explicar os reais benefícios que a musculação trás, principalmente para nós pessoas beeem acima do peso. Sério, gente, musculação ajuda muito! Na musculação você ganha músculos. Aí vai ter meninas falando que não quer parecer homem e etc. Primeiro que ganhar músculo não é assim tão fácil. Segundo porque se ter músculo fosse coisa de homem, mulher não teria, né?! E tirem a imagem desses "bodybuilders" como se fosse a de pessoas que fazem musculação. Porque essas pessoas suplementam muito a alimentação, e em alguns casos utilizam até anabolizantes para chegar no nível "monstro". Para competir e blablabla. O que eu quero dizer e deixar bem claro é que a musculação tem benefícios muito bons para quem quer perder gordura!

Manter um músculo novo ajuda muito a perder gordura sem falar que evita flacidez. Então, se você preocupada porque os números da balança não estão mudando muito enquanto você faz musculação, sinceramente acho isso é besteira. Sei que às vezes pode ser meio frustrante e dar uma sensação desanimadora, mas nada melhor do que se olhar no espelho e ver a diferença. Tirar fotos para perceber as mudanças é uma boa. No que se tem que dar atenção é para as medidas, a quantidade de gordura corporal que temos, exames e o número das roupas. Essas são as maiores provas de que fazemos o certo. 

Aqui um texto que encontrei falando um pouco sobre isso:

"Muitas pessoas preocupadas em emagrecer - e até médicos - acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz.

Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma idéia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos".

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

Então, acho muito válido o treino de musculação para quem quer emagrecer. Minha nutricionista disse: "Sabe essa mulherada que adora fazer aula de jump, spinning e só isso? Tudo flácida". Aí caiu minha ficha. Verdade. Magra e flácida. Não é o que eu quero ser! =P Quero ter força, músculos e saúde =D Sou muito fraca e algo vai ter que ocupar o lugar da gordura também hahaha. Então, tentem adotar a musculação além dos exercícios aeróbicos. Nem que seja comprando equipamentos e fazendo em casa, já é alguma coisa. Muitos exercícios são possíveis de ser feitos apenas com alteres, caneleiras e o peso do seu próprio corpo. Existem muitas dicas de objetos que se pode utilizar da própria casa para servir como "pesos". Mas acima de tudo saiba o que você quer para você, siga e seja feliz com isso.

Boa semana ;]

7 comentários:

Marina Hudson disse...

Nooossa, odeio mulher que "parece homem" cheia de musculo.. Pior que tenho amigas que querem ser assim, tipo a Gracyanne do Belo.. Acho muito feio! Mas gosto da determinação dela, ela dá duro naquilo que quer e gosta :)

Ah, eu até concordo que seja importante ver as mudanças no espelho, mas eu não sou NINGUÉM se eu não ver TAMBEM a mudança na balança! Adoroooo! até porque, minhas metas são em cima das pesagens.. Mas é muito bom alguém passar por você e comentar: Você emagreceu hein? Adoro!

Até gosto de musculação, óbvio que prefiro minhas Danças <3, mas já que o Personal passou, eu faço né!! sou muito obediente! =p

beijocas

Patrícia Medeiros disse...

Penso exatamente como vc. Mas, tenho amigas que não querem fazer musculação, pq acho que vão ficar iguais a homens. Minha personal, graças à Deus, bota pra quebrar nas cargas e intensidades e eu adoro. Amo puxar ferro!

E, pode ter certeza que ele é um exercício de suma importância. Não pretendo deixar de fazê-lo. Quero ficar toda durinha quando chegar ao meu peso ideal. E, por falar nisso, peso é "besteira". Pq é relativo, em virtude, da massa muscular que temos.

Bjs

Andreia B. disse...

o Correto mesmo é os dois né, um pra queimar e outro pra irrigecer. Aos poucos eu vou colocando os dois, mas por enquanto meu foco mesmo é queimar muuuuito

lucy disse...

verdade Ju!
não adianta ir emagrecendo e ficando flácida na mesma proporção.
musculação emagrece sim!
beijinho ;*

Emagrelícia disse...

Oiee!

Super concordo. Musculação ajuda a emagrecer e a cuidar dos músculos.

E tem uma explicação também... que quando a gente tá fazendo 'força' pra ganhar músculo, queimamos muita gordura. Enfim, isso é uma explicação beeem simples, mas eu entendi assim... rsrs

Quando estou sem grana pra academia (como esse mês por exemplo ;/ até esqueci de postar no blog falando disso rs), eu faço em casa mesmo. Série de agachamentos, flexão com os joelhos no chão (não aguento fazer completa haha), tenho caneleira e pesinhos. Adoro!!


Vamos focar em puxar ferro também. Magras e durinhas o/\o

Beeijos Ju, boa semana.

Unknown disse...

super concordo, musculação é bom sim, em todos os sentidos, eu admito que não gosto, mas é um "mal" necessário rs

bjs

http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

Yarinha disse...

Eu adorei o seu post! Juro!

E concordo 100% com voce...

Falar que musculacao nao emagrece eh balela... Some a gordura inutil e evita a flacidez.. eh bom demais!

Estou te seguindo pra te acompanhar!

Um super beijo e uma otima semana!

http://yarinhafernandes.blogspot.com.br/