26 março 2013

O que é ser saudável?

Eu sei que deveria esperar até quinta-feira para confirmar com a nutricionista os resultados. Só que minha ansiedade e alegria não permitem. Acontece que já vi os resultados dos meus exames de sangue que tenho que levar para a nutricionista na quinta e para a endócrino em abril. E os resultados são LINDOS! Ao meu olhar de leiga né.

Em todos os laboratórios que já fiz sempre vem com os valores de referência e explicando direitinho. E está tudo tão certinho! Muito feliz por isso. Pra mim um dos maiores troféus é ver os resultados dos exames ficando bons. Todos certinhos!!! Acho que em longos anos da minha vida, nunca tive um colesterol tão bom quanto ficou agora! (hahaha). O que me deixou mais feliz e esperançosa é que possivelmente eu tenha normalizado meu hipotireoidismo!!! YEY!!! Glicemia controlada. Está tudo ok. Falta só aumentar o colesterol bom, tá 33 e o valor mínimo é 55. E diminuir mais um pouquinho os triglicerídeos, o meu ficou em 175 e é 150 o limite. Só que isso vai acontecer com o tempo mesmo. Não tenho dúvidas. Isso é resultado das minhas boas escolhas e esforço na mudança de hábito.

Sabe, isso me lembrou um questionamento que o namorado comentou um dia comigo. Falou que leu em um texto do Tom Venuto sobre o que seria ter saúde. O que é ser saudável?! Achei interessante porque é justamente o que nós dois estamos buscando. E é o que muita gente diz buscar. Então... O que é ser saudável para vocês? Assim né, como ele comentou sobre o texto e era justamente o que eu pensava também... Será que ser saudável é conseguir acordar cedo mesmo que com dificuldades, ir trabalhar, fazer suas atividades do dia-dia e no final estar incrivelmente exausto, mas sempre conseguir repetir isso, sem ficar muito doente, tipo pegar gripe e etc? Ou ficar poucas vezes, mas de modo geral mesmo que sem muita disposição conseguir executar suas tarefas?

Nosso pensamento foi igual, porque é o que queremos. Não. Não creio que seja isso. Acho que ter saúde, é se importar sim com seus exames, saber se está tudo certinho, saber como está tudo por dentro do seu corpo. É conseguir acordar bem disposto, subir um lance de escada sem ficar ofegante, conseguir terminar o dia e ter disposição para mais. Se cansar sim, mas é um cansaço diferente daquele sem condicionamento físico nenhum. Acho que ser saudável vai muito além de ser magro e não pegar gripe. Magreza não é sinônimo de saúde, nunca foi nem nunca será. Não acredito que aquelas pessoas com o corpo monstro de músculos também sejam sinônimo disso não. Pra mim ter saúde é ter qualidade de vida. É conseguir ter disposição para suas atividades. É ter exames certos sim. É ingerir comidas boas. Ter a prática de atividade física diária. E é isso tudo que eu quero e busco. Quero correr, quero conseguir escalar, fazer tudo que a vida me proporcionar e sentir prazer em todas as minhas atividades. Ter aquele cansaço bom! Estresse zero. Quando você tem saúde, tem qualidade de vida e isso se reflete no humor e até mesmo em como você encara a vida.

Acho importante sempre a gente se questionar o que estamos buscando e se estamos fazendo da maneira correta! É isso...

Vim só compartilhar hoje um momento muito especial pra mim ;] Esses resultados são a prova de que esforço e trabalho duro dão resultado! Sinceramente?! Hoje tem sido divertido toda essa mudança!!! ;] "Apreciar a jornada!"

Bom dia!

10 comentários:

Patrícia Medeiros disse...

Parabéns pelos resultados dos exames. Baixar o triglicerídeos é só uma questão de dias, por que vc tá seguindo a RA a risca.

Melhoras pra gente com essas gripinhas chatas, né? Precisamos ficar boas pra correr pra academia e se jogar com todo gás possível.

Bjs

Jaque disse...

Minha cerejinha linda, que alegria!
Poder ver que está com saúde e ainda disposta a melhorar é algo tão bom!

Também levo esse mantra comigo, de que tenho vontade de me tornar saudável e acredito que com isso outros fatores venham junto, como o emagrecimento!

Beijão flor, e boa terça!

Daiene Antoniolli disse...

acho que antes de tudo mesmo o essencial e buscar ser saudavel e ser feliz
parabens pelas conquistas

tenha uma boa terca

beijos

Unknown disse...

Ualllll tá arrasando hein amiga ;D isso tudo é resultado de muito esforço, dedicação e empenho seu! Tá de parabéns ;D

Beijinhos ;-)
<3 kiwizero.com

Engenheira Dietética disse...

Mulher, meu rosto é um problema.. pq a pele é super seca... então a solução seria usar produtos hidratantes, certo? bom, o problema é que minha pele tbm tem acne... cravos e espinhas doloridas.. então eu fico correndo entre limpar e hidratar... é mais ou menos assim... uso protetor solar que hidrata, mas chego em casa e corro pra lavar pra não entupir kkkk

beijos

Emagrelícia disse...

Oieee!

Fiquei uns dias sumida, com vergonha rsrs.. mas ja voltei. o/


Parabééns pelo resultado dos exames. Mérito seu, saúde pra vc.

Pra mim, ser saudável... é alinhar alimentação e exercícios. Deixar o organismo em funcionamento... sabe?


Obs: parabééns pelo aniver de namoro também. Que Deus abençoe a história de vcs.. mais e mais. <3


beeeijos e uma boa semana!!

Marina Hudson disse...

Adorei seu blooog, menina!
Realmente, não só a parte de estética é boa nessa luta contra a balança, mas ver como nossa saúde de fato está melhorando,nos dá mais ânimo ainda né!
E tenho certeza que vais conseguir!

Eu estou no começo ainda, é muito dificil né, mas vamos conseguir!!
Seja bem vinda para acompanhar meu emagracimento! Já te favoritei!

Um beijo e sucesso!

lucy disse...

Oi Ju! Seu blog me inspirou muito! Adoro ler ele quando me sinto pra baixo. Criei um blog hj, se puder, me segue: lucyinthefuckingsky.blogspot. com
Beijinho :*

É duro ser diva ! disse...

Oi Cerejinha,amei seu blog e me identifiquei muito com vc,tb tenho hipotireoidismo(esta controlado)e como toda gordinha,meus exames tb estão ruins e estou anciosa para fazer os novos(falta 01 mês ainda).
Bjinhos minha Diva.

Ana disse...

Também penso que magreza não é sinal de saúde, muito menos de felicidade. Tenho colegas magérrimas que são cheias de doenças e carentes. O importante é a gente se sentir bem, ter um peso razoável, colesterol normal e por aí vai...

Sobre subir escada, você disse tudo. Outro dia subi uma escada atrás de um rapaz obeso e ele estava cansadíssimo. Achei até que ele ia passar mal e fiquei refletindo sobre todo o assunto de vida saudável, etc.